VOCE ESTÁ SEGURO DE QUE SABE O QUE SEUS CONSUMIDORES REALMENTE BUSCAM?
Se pudéssemos saber o que vai passar, se pudéssemos saber o que o que vai fazer nosso consumidor ou cliente, a vida seria mais fácil, embora um pouco mais chata...
Não me canso de repetir que os PARA QUE dos consumidores permanecem invariáveis ao longo do tempo, enquanto os COMO e os COM QUE, são o que variam.
O "para que" compramos um detergente não variou nem vai variar, mas o que fazemos com um líquido na lavadora ou se levamos uma roupa para lavar no tintureiro, isso sim varia e muito. É aqui onde a enorme capacidade de decisão do consumidor atual se manifesta, gerando a atual diferença em comparação há anos anteriores.
Nosso consumidor é diferente do que ha anos atrás, por conta das mudanças que se produziram durante os últimos anos e também porque já provou, já viu e já gostou e muito. Independente da crise atual, o consumidor não vai renunciar do que já teve porque os "para quês" permanecem invariáveis, embora uns tenham que satisfazer suas necessidades de maneira diferente e com coisas diferentes.
Nosso consumidor atual decide o que quer sem lugar a duvidas e faz graças a capacidade de informação que tem e as inúmeras alternativas que se oferece o mercado. O consumidor já esta condicionado por este novo ambiente que é frenético e esta cheio de possibilidades e coisas novas.
Para atender a esse consumidor atual, devemos não só considerar os aspectos anteriores e também perguntar quais são os fatores internos que nossa sociedade esta desenvolvendo e o que delimita a atitude que temos para com as coisas e as pessoas.
Temos que entender que enfrentamos um mundo de extremos onde convivem grupos diferentes e polarizados em suas opiniões e comportamentos, um mundo onde a classe media emergente começa a comportar-se de forma diferente (consumista, marquista e exigente).
Por tanto, você pequeno e médio empresário, deve estar muito atento no comportamento do seu consumidor atual e também em tudo que rodeia sua empresa. Para isso é necessário realizar pequenas ações dentro e fora da sua empresa para que você possa permanecer vivo neste mundo competitivo. Pesquise, ouça seu cliente, bata um papo com ele, seja um pouco informal, descubra o que eles querem. Não deixe a "peteca cair", não tenha medo, seja sempre otimista e vá em busca de seus ideais, mas nunca deixe de saber o que quer o seu consumidor, ate porque é ele quem manda, é ele quem pode, é ele quem dita as regras. Se você esta atento no seu consumidor, sua empresa terá SAÚDE pra dar e vender.
Por: Rogério Campos (Mestre em Marketing e Investigação de Mercados)