segunda-feira, 30 de novembro de 2009

OPORTUNIDADES FORA DO AMBIENTE DE TRABALHO




Na minha época de estudante na Espanha, fiz uma pequena comemoração em minha casa para reunir os amigos, este grupo de amigos era bastante diferente da nossa realidade aqui no Brasil, cada um com uma nacionalidade diferente (brasileiros, dominicanos, espanhóis, mexicanos, chilenos, bolivianos, etc..).
Não sabia o que serviria de comida para eles, e como gosto de cozinhar, queria fazer algo que chamasse a atenção das pessoas e que eles se lembrassem dos seus respectivos países, só que seria muito difícil fazer uma comida diferente para cada um, aí pensei em fazer lanches de metro com recheios mais próximos da cultura de cada país e então classifiquei os lanches com bandeiras (foto), algo super simples, más as bandeiras criaram um valor agregado ao lanche. As pessoas iam chegando e à medida que se deparavam com a mesa cheia de lanches e com as bandeiras dos seus países, se percebia nos olhos a emoção de lembrar - sem de suas raízes.
Um dos convidados (Amado - Republica Dominicana - foto) tem um restaurante na Espanha e achou aquilo fantástico, guardou a lembrança, tirou fotos da mesa e se calou. A festa foi um sucesso, muitos elogios e agradecimentos por fazer relembrar do passado........
Amado, um dia me chamou para visitar seu restaurante, e logo na entrada vi uma mesa idêntica com os lanches e as bandeiras....achei aquilo maravilhoso, principalmente por conta da capacidade que ele teve de lembrar que em seu estabelecimento também haviam clientes de distintas nacionalidades e porque não fazer o mesmo para ver se dava certo.....enfim, ele havia posto a idéia em pratica e o primeiro mês foi sucesso total, todos os clientes encantados com o valor agregado ao lanche, seu faturamento aumentou porque os clientes faziam o boca a boca e o restaurante estava sempre cheio.....
Este ato pode ser caracterizado como Benchmarking, (que é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante).
Neste caso não foi na industria, mas ele utilizou o mesmo conceito e aplicou em seu restaurante.
Supere as expectativas, crie, pratique o Benchmarking, mas saiba quem são seus clientes. Neste caso, Amado soube aproveitar uma oportunidade porque conhecia seus clientes e então agregou valor ao seu produto e obteve êxito.

Por: Rogério Campos (Mestre em Marketing e Investigação de Mercados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário