Olhos, cabelos, boca, unhas e roupas luminosas. Tudo pronto para mais uma noite de agito. Brilhar no escuro das danceterias, onde as pessoas se confundem. Esse é o grande apelo da indústria da moda luminosa. O consumidor desses produtos é jovem, exigente e está sempre atrás de novidades. A regra é: quanto mais chamar a atenção, melhor.
Para atender a esse público, as irmãs Alessandra e Vanessa Sguissardi - donas de uma confecção - lançam apenas 30 unidades de cada modelo. A idéia é que o cliente se sinta realmente único.
“A gente busca a inspiração viajando pelo mundo. Na Ásia e na Europa, por exemplo, tem muitas festas de música eletrônica. Eu não tenho como abrir uma revista de moda e tirar uma inspiração de lá, pois é completamente fora do que trabalhamos”, explica Vanessa.
Quando montaram a loja, há seis anos, as roupas eram importadas. A partir de 2000, para reduzir os custos, elas decidiram produzir no Brasil. Vanessa desenha os modelos e a fabricação é terceirizada.
As empresárias calculam que é preciso investir cerca de R$ 25 mil para montar uma loja como esta. O local tem que ser bem decorado e ter um espaço com luz negra. Além das roupas, elas vendem acessórios e objetos de decoração.
Colar, pulseira, gel e malabares. São quase 300 itens, sendo que 40% do faturamento da empresa vêm da venda dos acessórios, que também são distribuídos para lojistas de 15 estados do Brasil.
“A gente divulga pela Internet, faz mala direta, empresta roupas para os artistas, para fazer filmes, propaganda, revista, além do boca a boca”, conta Alessandra.
IDÉIA BRILHANTE
Já o gel que brilha na cabeça dos clientes da loja, é fabricado pelo empresário Joseph Diwan. Ele conheceu o produto numa viagem a Londres, há quatro anos. Durante três meses, procurou por vários países o fornecedor do pigmento que faz o produto brilhar no escuro. E com a ajuda da bioquímica Raquel Kann, desenvolveu a fórmula e registrou o gel no Ministério da Saúde.
“O mais importante é ver a estabilidade do produto, fazer todos os testes para saber se não vai dar um problema de alergia no consumidor e ter certeza de que é realmente uma coisa segura”, afirma Raquel Kann.
No início, o empresário enviou amostras para drogarias, lojas de cosméticos e supermercados. Por ser uma novidade no mercado, o gel chamou atenção. Em quatro anos, a produção cresceu de 100 unidades para 50 mil por mês.
Hoje, a empresa vende para mais de 300 lojistas no Brasil e Estados Unidos. Os principais clientes da marca são os americanos: compram 70% da produção. Para manter o consumidor fiel, a estratégia é lançar novidades a cada três meses. Além do gel, o empresário desenvolveu batons, sombras e esmaltes luminosos e coloridos.
“A gente tem que estar sempre antenado viajando, vendo novidades na parte de embalagens, de cores, de tendências, para estar sempre um passo à frente do cliente”, revela Joseph Diwan.
Para evitar cópias, Joseph usa etiqueta holográfica. Outra dica é colocar o produto em embalagens pequenas e fáceis de carregar, com formas criativas.
CONTATOS DAS EMPRESAS MOSTRADAS NA REPORTAGEM
GLOW FASHION COSMÉTICOS (MAQUIAGEM QUE BRILHA NO ESCURO)
Tel: (11) 3334-1177
Endereço: R. Visconde de Taunay, 27 – Bom Retiro – CEP 01132-000 – São Paulo – SP
Contato: Joseph Diwan
GLOW TRANCE SHOP (ROUPAS COM DETALHES QUE BRILHAM NO ESCURO)
Tel: (11) 3063-3077
Endereço: R. Augusta, 2690 – loja 105 – Galeria Ouro Fino – Consolação – CEP 01412-100 – São Paulo – SP
Contato: Alessandra Squissardi
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