Existem estabelecimentos que são históricos e que sobrevivem em função da própria dinâmica. E têm um marketing próprio; atingiram um certo patamar e a partir daí sobrevivem por inércia. Mas tem que tomar cuidado. Agora, o bar Bracarense e o bar do Léo são exceções. Assim mesmo, há itens de marketing que são fundamentais, como o chope e petiscos atrativos e a clientela. O setor é diferente, não basta apenas ter um bom produto. Se você entra num bar e está vazio, você não fica. Existe uma fórmula chamada CAPAS, que significa cozinha, atendimento, preço, ambientação e serviços. Esses cinco itens formam o que o cliente deve querer e o que o proprietário pode fazer. Ou seja, uma excelente cozinha, um bom atendimento, um preço adequado, uma ambientação que compreenda iluminação, aeração, decoração, conforto, e serviços que chamaria de complementares, como a localização, cartão de crédito, manobristas, que hoje em dia são essenciais. Acham que isso é fácil de fazer, mas há muita gente que faz tudo isso e não consegue sucesso.
Por quê?
Porque existe algo imponderável que é o astral do estabelecimento, o clima. Isso também é um item do marketing. É muito difícil se conseguir esse clima. Se alguém disser que consegue infalivelmente, não está falando a verdade. Mesmo os proprietários dos grandes estabelecimentos falharam depois de alguns anos de sucesso porque é imponderável e não dá para colocar, de uma forma clara e racional, como se faz isso. É muito subjetivo.
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