Hoje, o marketing é imprescindível para o sucesso de qualquer empresa. Mas os empresários do setor tinham um certo preconceito sobre o marketing. Muitos diziam que não faziam divulgação do seu estabelecimento porque não era preciso, afinal nada melhor do que o ‘boca a boca’. Hoje, vê-se restaurantes estrelados com propagandas em guia e revistas. As pessoas acabaram reconhecendo a importância de divulgar o seu produto. Há uma crise estrutural no Brasil; a má divisão da renda faz com que apenas 10% das pessoas possam entrar em um estabelecimento diferenciado. Os outros 90% só entram pelos fundos e para lavar pratos e daí, talvez, cresçam profissionalmente. Lamentavelmente, o mercado é muito restrito. Com essa crise estrutural, dois ou três anos depois do Plano Real, que foram os melhores anos para bares e restaurantes, houve também uma crise conjuntural que decorreu da redução da renda, do número de empregos e também, do aumento da oferta; muita gente que perdeu o emprego acabou abrindo um bar ou restaurante porque achava muito fácil. As pessoas acham que vão comprar por um, vender por dois e ganhar 100%. Esse é um dos ramos mais difíceis. O empresário precisa entender de recursos humanos, marketing, controle de qualidade, administração financeira... É preciso pensar em pesquisa de mercado, em qual será a clientela, no potencial do local, quais são os recursos disponíveis...
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário